A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e a Secretaria da Retomada do Estado de Goiás formalizam contrato nesta terça-feira (06) para gestão administrativa e acadêmica da rede de Colégios Tecnológicos do Estado (Cotecs). A FADEX assume os Cotecs após o encerramento do convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), iniciado em 2021, com finalização em dezembro de 2025.
São 16 sedes de Colégios Tecnológicos em Goiânia e no interior do estado, além de mais de 90 unidades descentralizadas, que oferecem profissionalização gratuita, entre capacitação, qualificação e formação técnica de nível médio.
Os colégios oferecem cursos pensados conforme as demandas locais do mercado de trabalho e estruturam-se em eixos de formação profissional distintos, sendo eles: Gestão de Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Infraestrutura; Saúde e Ambiente; Informação e Comunicação; Produção Industrial; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais e Desenvolvimento Educacional e Social.
“Com a formalização do contrato, a FADEX passa a atender e administrar a rede dos Cotecs, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de profissionalização e inclusão produtiva, ampliando o acesso da população goiana à educação profissional de qualidade”, explica Rodrigo Lira, Assessor de Relações Institucionais da FADEX.
A formalização do contrato amplia a participação da FADEX no estado de Goiás. No território goiano, a FADEX já é fundação de apoio à Universidade Federal de Catalão (UFCAT) desde agosto de 2024.
Apoio visa ampliar o alcance das políticas de profissionalização e inclusão produtiva da população goiana
Comentar: