O Projeto “Comunicar para a Vida: Superando desigualdades na saúde com comunicação inclusiva e equânime” é uma iniciativa interdisciplinar que conjuga produção de conhecimento acadêmico, capacitação de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) e promoção de estratégias de comunicação, com objetivo de superar desigualdades laborais e promover o combate às opressões no setor da saúde.
Em 2026, o projeto trará novos produtos, como o treinamento de mulheres trabalhadoras da saúde no Nordeste para se tornarem multiplicadoras de conhecimento, com qualidade pedagógica e representatividade territorial; o lançamento de uma plataforma de educação online inclusiva e a publicação de artigos científicos.
Além de um plano de comunicação para sensibilização e engajamento das profissionais do SUS e lideranças comunitárias, a FADEX contará com uma plataforma para disponibilização de vídeo-aulas em articulação com instituições de ensino, conselhos profissionais e entidades representativas. Os cursos serão alinhados à equidade de gênero e valorização do trabalho feminino no SUS.
As pesquisas que servirão de insumo para os artigos científicos tratarão de desafios como justiça de gênero, inclusão e valorização do trabalho feminino, com inclusão das experiências subjetivas das profissionais. As evidências da atuação das mulheres na saúde permitirão debates qualificados sobre temas como gênero, raça, etnia, sexualidade, etarismo, capacitismo e números reduzidos de mulheres em cargos de gestão nas organizações que compõem o SUS nos estados do Nordeste.
“A comunicação inclusiva e equânime representa não apenas uma estratégia técnica para melhoria da qualidade dos serviços de saúde, mas um imperativo ético e político para a construção de um sistema de saúde verdadeiramente universal, integral e equitativo. Sua implementação efetiva exige compromisso institucional, investimento sustentado e participação ativa de todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde, contribuindo para a materialização dos princípios constitucionais do SUS e para a promoção da justiça social em saúde.”, comenta o coordenador do projeto, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes.
Cada um das atividades já estão em execução e as respectivas entregas se darão ao longo do ano. Alguns produtos da equipe técnica de comunicação podem ser encontrados no Instagram @comunicarparaavida. O podcast está disponível em breve no canal do YouTube da FADEX.
Parceria entre UFPI, Ministério da Saúde, SUS e FADEX visa promover a equidade de gênero por meio da disseminação do conhecimento e experiências de trabalhadoras da saúde
Comentar: