O professor André Riani Costa Perinotto, docente do departamento de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), é um dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo 2025, sendo o único representante do Nordeste na categoria que concorre.
Concorrendo na categoria “Academia”, Perinotto disputa o reconhecimento destinado a profissionais que transformam o setor por meio da pesquisa, inovação e qualificação técnica. O professor é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e acumula uma produção robusta: são mais de 170 artigos publicados e quatro livros organizados.
Além disso, atua na coordenação adjunta do projeto Observatório de Inteligência Turística do Piauí e participou ativamente da elaboração do Plano Estadual de Turismo (2024–2025). Ambas iniciativas contam com o apoio da FADEX e visam impulsionar o turismo piauiense, por meio de dados e estatísticas.
O vencedor do Prêmio Nacional do Turismo 2025 será decidido por votação popular, por meio do link: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/produtos-e-experiencias-turisticas/votacao-popular-4a-edicao-do-premio-nacional-do-turismo-2025
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025.
O Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo, é o principal reconhecimento público às iniciativas e profissionais que fortalecem o setor, criado para valorizar ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o país.
A premiação destaca práticas que impulsionam destinos, promovem inclusão, fortalecem comunidades e consolidam o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
André Perinotto é o único representante do Nordeste na categoria acadêmica da premiação
Comentar: