A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), celebrou no dia 29 de agosto de 2025, acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
O acordo prevê a gestão operacional das bolsas e planos de inovação do Programa Catalisa ICT e apoio a pesquisadores de pós-graduação das instituições contempladas, possibilitando a conversão de suas pesquisas em negócios inovadores de base tecnológica, com objetivo de gerar riqueza para o Brasil e melhorar a qualidade de vida da população.
O instrumento firmado é um arranjo inovador, em que a implementação é realizada por Fundação de Apoio, conforme estabelecido no Marco Legal de Ciência, Tecnologia & Inovação.
"A ideia é que através das bolsas concedidas pelo Sebrae por meio do Catalisa ICT, possamos cada vez mais fomentar novos negócios inovadores e empresas deeptechs, entregando soluções em serviços e novos produtos, podendo assim, ajudar a resolver os principais problemas das pessoas", reforça o superintendente da FADEX, Antônio Vinicius Ferreira.
O Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação, que visa a transformação do conhecimento científico em soluções de alto impacto. Seu propósito é impulsionar deeptechs, convertendo pesquisas acadêmicas em inovações disruptivas, que fomentam o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Esta iniciativa está alinhada a uma das missões da FADEX, que é fomentar pesquisas científicas, através de seus pesquisadores e universidades (IES), para aproximar o conhecimento e a inovação da sociedade.
O Programa Catalisa ICT também compreende uma jornada de incubação e aceleração em 3 etapas, com duração de aproximadamente 2 anos, que consiste em:
- Criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
- Transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
Para o ciclo 2 do Catalisa ICT, foram aprovados 316 projetos inovadores, compostos por cerca de 1.300 pesquisadores de 26 estados do Brasil, que receberão bolsas mensais pelo período de 9 meses (de outubro/25 a junho/26).
As equipes deverão utilizar esses recursos para acelerar seus planos de inovação, com vistas a avançar na jornada da inovação e apresentar relatórios mensais das ações desenvolvidas.
Os pesquisadores aprovados para esta etapa serão convocados pela FADEX, por meio do WhatsApp e E-mail, para confirmar dados pessoais, bancários e submeterem os planos de ação atualizados no sistema de gestão de bolsas da FADEX. Após a confirmação dos dados, os pesquisadores poderão realizar a assinatura do termo de outorga, oficializando, assim, suas bolsas durante a gestão do programa.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do time especializado da FADEX responsável pela gestão das bolsas, por meio do e-mail: catalisaict@fadex.org.br ou através do site www.fadex.org.br e redes sociais.
FADEX fará a gestão das bolsas e planos de inovação do programa do Sebrae em sua segunda etapa
Comentar: