A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), participou da visita da Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí, que iniciou na segunda-feira (24) em Parnaíba, com a recepção da delegação pela reitoria da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
O grupo, composto por representantes de diversos países europeus, como Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha, Hungria, Lituânia e Polônia seguiu para uma visita à Estação de Aquicultura da instituição, onde foram recebidos pelo professor Josenildo de Souza e sua equipe para um café da manhã com pratos típicos da culinária regional. Após o café, o professor apresentou as instalações da estação, destacando os projetos e pesquisas desenvolvidos no local.
No período da tarde, os integrantes da missão participaram do painel “Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica”, que reuniu especialistas em ciência e tecnologia da União Europeia e de diferentes países. Entre os painelistas estavam Dhallys Mota Nunes, Oficial de Políticas da União Europeia para Ciência, Tecnologia e Inovação; Charlotte Grawitz (Euraxess); Nina Sartori (Alemanha); Reseda Streb (DAAD); Julie Dumont (Bélgica); Julia Morován (Hungria); Audra Čiapienė (Lituânia); e Przemysław Krzemień (Polônia). Também esteve presente Rebeca Nepomuceno, Diretora de Economia Digital e Gestão do Serviço de Assuntos Internacionais (SIA), que representou André Macedo, Secretário de Inteligência Artificial do Governo do Estado.
O evento teve como objetivo divulgar e esclarecer chamadas e editais de fomento à pesquisa para a comunidade acadêmica, atraindo a participação de docentes, discentes, pesquisadores e técnicos administrativos, reforçando o compromisso da instituição com a internacionalização e o fortalecimento da pesquisa e inovação. Durante toda a programação, estiveram presentes o reitor da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, o vice-reitor, Vicente de Paula Censi Borges, o Assessor para Assuntos Internacionais, Helder Oliveira Cavalcanti e o Assessor de Relações Institucionais da FADEX, Raimundo Ribeiro Júnior.
Na terça-feira (25), a delegação europeia cumpriu o segundo dia de sua agenda em Parnaíba com uma série de visitas e encontros que reforçaram a cooperação internacional e destacaram o potencial científico e tecnológico do estado. Pela manhã, a delegação conheceu as instalações do Porto Piauí, onde foi recebida pelo presidente da instituição, Raimundo Nonato Palmeira Dias Júnior, que apresentou as operações e projetos futuros voltados para o desenvolvimento econômico regional.
Em seguida, os representantes visitaram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Durante a visita, o presidente da ZPE, Álvaro Nolleto, e representantes da empresa Green Hydrogen Park detalharam iniciativas relacionadas à produção sustentável de energia e às oportunidades de investimento na área. À tarde, a comitiva dirigiu-se à Embrapa Meio-Norte, onde conheceu o centro de pesquisa da instituição em Parnaíba. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores e conhecer projetos inovadores nas áreas de biotecnologia e sustentabilidade.
Na etapa de Teresina, iniciada na quarta-feira (26), a delegação participou de uma reunião institucional no HUB da Investe Piauí, seguido de uma visita técnica ao espaço e ao Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Durante o encontro, os representantes conheceram as principais estratégias do estado na área de inovação, transformação digital, ciência e tecnologia. Para Dhallys Mota, oficial de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil, a visita revelou o potencial do estado para futuras colaborações com instituições europeias.
“Nesta visita, que espero ser a primeira de muitas, já tivemos contato com a comunidade acadêmica e de pesquisa das universidades, começando pela UFDPar. Foi possível perceber o grande potencial para uma futura colaboração, especialmente na troca de pesquisadores, independentemente da área. A UFDPar, por exemplo, tem um curso de Engenharia de Pesca, que é de interesse europeu. Além disso, há diversos projetos colaborativos de destaque, como o Porto do Piauí, a Investe Piauí e o Green Energy Park, voltado para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Essas iniciativas têm grande potencial para parcerias europeias e internacionais”, afirmou.
Pela tarde, a comitiva visitou a Universidade Estadual do Piauí, campus Poeta Torquato Neto. Realizado no Auditório Pirajá, cerca de 10 representantes de grupos de pesquisas dos campi da UESPI, em Teresina, tiveram a oportunidade de apresentarem seus trabalhos científicos, o que pode promover oportunidades de cooperação acadêmica e tecnológica.
Na quinta-feira (27), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, no Cine Teatro, o painel "Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica", como parte da programação da Missão da União Europeia. Os representantes europeus realizaram uma apresentação de todo o conjunto de oportunidades que a missão europeia tem a disposição dos pesquisadores, das universidades e para as fundações de ciência e tecnologia do Piauí.
Encerrando o dia, o oficial de Políticas da União Europeia para Ciência, Tecnologia e Inovação, Dhallys Mota Nunes, visitou a FADEX, onde durante reunião, foi ressaltada a capacidade técnica da fundação, a perspectiva de credenciamento dos programas de fomento e desenvolvimento apresentados pela missão, e a possibilidade de ampliação do apoio a pesquisadores do estado para participação nas oportunidades europeias relacionadas de intercâmbio científico.
Com o encerramento da Missão Europeia no Piauí, a expectativa é que os diálogos resultem em novos acordos de cooperação, projetos conjuntos e maior participação dos pesquisadores piauienses em programas internacionais. A FADEX seguirá articulando as parcerias para garantir que o estado esteja cada vez mais inserido no cenário global de pesquisa e inovação.
“Tivemos a honra de participar de um momento histórico que foi a visita da missão europeia ao Piauí, para promover fomento de projetos e intercâmbio de pesquisadores. Essas interações foram um marco para estreitar laços entre o Piauí e a Europa, abrindo portas para novas parcerias e iniciativas transformadoras. A FADEX como apoiadora da ação, reafirma seu compromisso de incentivar ainda mais o desenvolvimento do estado, acreditando que essa colaboração permitirá um novo capítulo para a ciência, a tecnologia e a inovação no Piauí”, afirma o superintendente da FADEX, prof. Antônio Vinícius Oliveira.
A Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí foi uma iniciativa organizada pela FAPEPI, em parceria com a SIA e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com coorganização da União Europeia. Contando também com o apoio de diversas instituições como a UFPI, UESPI, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Embrapa Meio-Norte, Investe Piauí, PIT-PI, FADEX, Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE Parnaíba), Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado do Piauí (CCom) e Secretaria de Governo do Piauí (Segov).
Com programações em Parnaíba e Teresina, a FADEX articulou parcerias para inserir o Piauí no cenário global de pesquisa e inovação
Comentar: