O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e a Escola do Legislativo da Câmara de Teresina, lançaram hoje (14), o Programa Acredita no Primeiro Passo em Teresina. O evento iniciou às 9h, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), no Campus Ministro Petrônio Portella.
Durante o evento, foi formalizado a adesão da universidade ao programa por meio da assinatura de um termo de cooperação. A parceria garantirá a oferta de mais de 3 mil vagas para a capacitação de jovens e adultos no Piauí, buscando fortalecer a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho para famílias em situação de vulnerabilidade.
O programa é integrado por cursos profissionalizantes e formação empreendedora, destinados a pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Além do curso de Mecânica de Motocicletas, um dos destaques do programa é o curso de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos – Eletricista de Energia Fotovoltaica, uma área em ascensão no setor de energia renovável.
“Participamos hoje do lançamento do Acredita no Primeiro passo na UFPI, apresentando para toda a sociedade os cursos que vão surgir. É uma oportunidade de conectar a academia com pessoas que necessitam dessa capacitação para ingressarem no mercado de trabalho. A FADEX atua como uma organizadora desse projeto e ficamos muito felizes em fazer parte de uma ação tão grandiosa para o Piauí”, comenta o superintendente da FADEX, prof. Antônio Vinícius Oliveira.
A articulação para trazer o programa a Teresina teve participação ativa de lideranças locais, incluindo o vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, e deputados da bancada do Piauí na Câmara dos Deputados, que intermediaram negociações com o MDS para garantir os recursos necessários.
A reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, destacou a importância do projeto na formação profissional e na promoção da mobilidade social.
“Temos de avançar de forma sustentável e inclusiva. O Acredita no Primeiro Passo trabalha a mobilidade das nossas famílias, permitindo que muitas saiam do CadÚnico para empreender. Em sua maioria, são mulheres que conduzem seus lares e terão a oportunidade de transformar suas vidas por meio da capacitação”, afirmou.
Ela também enfatizou a relevância da educação como ferramenta para a redução das desigualdades e ressaltou o investimento de R$ 7,3 milhões. O montante viabiliza a atuação da UFPI com os objetivos do desenvolvimento sustentável, incluindo a capacitação para o uso de energia limpa e o enfrentamento das mudanças climáticas.
O ministro Wellington Dias afirmou que expectativa é que centenas de pessoas sejam qualificadas até o final de 2025, ampliando suas oportunidades de inserção profissional.
“Hoje é um momento histórico. Estamos na Universidade Federal trabalhando o Programa Acredita em um formato diferente, com as qualificações para o emprego e o empreendedorismo. Temos a liberação de R$ 7,3 milhões para a qualificação de mais de 3 mil pessoas”, disse o ministro.
A previsão é que as capacitações ocorram ao longo de 2025, utilizando a infraestrutura da UFPI e da Câmara Municipal de Teresina.
O programa é voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e vai ofertar mais de 3 mil vagas no Piauí
Comentar: