A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), participou, na manhã desta terça-feira (11/03), do evento de comemoração dos 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estiveram presentes, o superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira, a diretora institucional, Paula Adriana Melo, a diretora-executiva, Cassandra Brito e a Gerente de Projetos, Luciana Batista.
Ocorrido no Cine Teatro do campus Ministro Petrônio Portella, o evento contou com apresentações musicais, mostra das próximas ações das pró-reitorias e homenagens.
A comemoração coincidiu com os 100 primeiros dias de gestão da primeira reitora da UFPI, Nadir Nogueira. Ela destacou que os primeiros momentos foram desafiadores, mas que já houve avanços em diversos setores da Universidade. "Nós conseguimos evoluir em indicadores importantes, como pós-graduação, pesquisa, ensino e infraestrutura. Alguns setores já foram reformados, realizamos remanejamentos estratégicos de pessoal e fortalecemos a interlocução com a bancada federal. Esse diálogo com o Estado, o município e os parlamentares tem sido fundamental e representa um ponto extremamente positivo", declarou.
A reitora também explicou o propósito do Plano de Ações Imediatas (PAI), uma das principais iniciativas da nova gestão para definir prioridades e guiar os próximos passos administrativos. A apresentação dos resultados do PAI, foi detalhada pelo pró-reitor Marcos Lira: "O maior desafio nesses primeiros 100 dias foi compilar ações exequíveis, ou seja, aquelas realmente viáveis. Dezesseis unidades apresentaram relatórios contendo as principais iniciativas no âmbito organizacional, de eficiência e melhoria na dinâmica administrativa. Agora, nosso desafio é dar continuidade a esse trabalho, com um planejamento de curto, médio e longo prazo", explicou.
Entre os avanços mencionados, destaca-se a reestruturação de órgãos internos, a redução da burocracia em processos administrativos e a implementação de novas diretrizes.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo Veras, anunciou o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por meio de editais voltados à iniciação científica e ao desenvolvimento tecnológico e inovação. A iniciativa beneficiará alunos do ensino médio e superior.
Uma das novidades do programa é que os alunos poderão ser orientados por professores de qualquer campus, sem a obrigatoriedade de pertencerem à mesma unidade. Além disso, os projetos que exigem aprovação de comitês de ética agora terão mais prazo para obtenção das autorizações, que só precisarão ser apresentadas no relatório parcial, em 31 de março de 2026.
A apresentação das obras do PAC que serão executadas na UFPI ficou a cargo do prefeito universitário, Marco Antônio Mastrangelo, que destacou os investimentos na infraestrutura da instituição. Entre os projetos em desenvolvimento, estão a Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia, o Restaurante Universitário 04, o Almoxarifado do Departamento de Química e o Bloco de Medicina no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.
Além disso, o Laboratório de Hidráulica no Campus Professora Cinobelina Elvas e o Serviço-Escola de Psicologia já estão concluídos, passando apenas por trâmites finais de documentação.
Durante a cerimônia, foi apresentada a campanha "Mulheres UFPI fazem a diferença", cujo objetivo é dar visibilidade às histórias de mulheres da comunidade acadêmica e ao impacto de suas atuações dentro e fora da Universidade. O evento foi encerrado com uma apresentação artística das escolas de samba teresinenses Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá.
“Com grande satisfação, marcamos presença na celebração dos 54 anos da UFPI, ocasião em que também acompanhamos a apresentação dos resultados dos primeiros 100 dias de gestão da reitora, Profa. Nadir Nogueira. Além de ser nossa instituição fundadora, a UFPI é uma valiosa parceira da fundação, desenvolvendo projetos de significativa importância para a sociedade. Que nossa UFPI siga prosperando”, comentou a diretora institucional da FADEX, Paula Adriana Melo.
Com informações da Ascom UFPI.
No evento, foi apresentado o relatório de 100 dias do Plano de Ações Imediatas (PAI) e realizações das pró-reitorias
Comentar: