206 Acessos
Viatura inteligente equipada com IA, internet das coisas (IoT) e visão computacional tem previsão de ser usada na capital e em municípios do interior

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) iniciou, nesta quarta-feira (19), os testes com uma nova viatura policial equipada com inteligência artificial, internet das coisas, visão computacional e outros equipamentos tecnológicos. Denominado “Projeto Vigia”, o veículo será usado inicialmente em Teresina, mas a previsão é expandir gradualmente a testagem para cidades do interior do estado.

“A câmera é integrada com as bases de dados da segurança pública para reconhecer placas, objetos, rostos e dar um retorno de informação mais rápido para o policial. É muito importante esse início da fase de teste nas ruas, para isso virar um produto maduro e podermos fazer a expansão no estado do Piauí”, destacou o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da SSP-PI.

A viatura inteligente é um projeto da SSP-PI em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX). A intenção é que o novo modelo de veículo policial torne mais ágil a atuação dos agentes de segurança do estado com o auxílio de ferramentas tecnológicas.

"A viatura inteligente vai ser gerenciada por tecnologias, especificamente inteligência artificial, internet das coisas, visão computacional. A ideia é usar um grupo de tecnologias para auxiliar a atuação policial para que ele seja mais eficiente e inclusivo. Uma prestação de serviço para o cidadão e para a sociedade", disse Érico Leão, professor de pós-graduação da UFPI.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a eficiência do sistema e o uso de equipamentos de baixo custo. "Estamos trabalhando com hardware acessível. Para se ter uma ideia, essa câmera específica que adquirimos custou R$ 48, mas, em grande escala, pode ser adquirida por R$ 13. Além disso, o sistema já está operando, consultando bases de dados em tempo real", afirmou.

A novidade também foi apresentada ao secretário Nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Mário Sarrubbo, que participou de solenidade na ocasião (19) que oficializou o novo convênio para implementação das câmeras corporais nas forças de segurança do Piauí. De acordo com o dirigente, o maior desafio é integrar as ações entre os estados.

“Nós precisamos enfrentar com tecnologia, nós precisamos enfrentar com integração das nossas forças policiais e é isso que estamos procurando fazer. O Piauí tem sido um exemplo nesses projetos de integração e agora, aderindo às câmeras corporais, teremos um avanço ainda mais importante nesse estado e de resto para todo o Brasil”, finalizou.

Com informações da Ascom da SSP-PI.

Viatura inteligente equipada com IA, internet das coisas (IoT) e visão computacional tem previsão de ser usada na capital e em municípios do interior