A Universidade Federal do Piauí (UFPI) torna público o Edital n.º 09/2024, de seleção para o preenchimento de até 55 vagas do curso de pós-graduação, ao nível de especialização, em Energia Solar.
O Curso de Especialização em Energia Solar será administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e se destina preferencialmente aos seguintes profissionais: Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Civis, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Produção, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Materiais, Arquitetos e Urbanistas, Gestores Ambientais, Físicos e áreas afins.
O aluno formado no curso atuará no mercado de trabalho com formação técnica especializada, que o possibilitará atuar na elaboração de projetos de viabilidade e instalação e na manutenção de sistemas de energia solar, em domicílios e estabelecimentos comerciais, em complemento das fontes convencionais de energia, além de colaborar para a difusão do uso de energia solar.
“Este é o primeiro e único curso de energia solar do Norte-Nordeste do Brasil, que já formou uma turma e agora está abrindo sua segunda. É uma área que só cresce no Piauí, o terceiro maior produtor de energia solar do país. Então são várias oportunidades para quem quer atuar no segmento, não só para engenheiros, mas também para arquitetos, físicos, químicos, administradores, que buscam entender mais do negócio, então é uma área bem interdisciplinar que engloba as mais diversas profissões”, comenta o coordenador do curso, prof. Marcos Lira.
As aulas serão ministradas na modalidade de ensino híbrido, sendo as teóricas ministradas remotamente via plataforma Google Meet e as práticas de forma presencial, no Centro de Tecnologia. O curso terá duração de no máximo 18 meses, com previsão de início em 28 de março de 2025 e término em 27 de setembro 2026.
As inscrições serão pelo SIGAA, por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no menu “Programa de Pós-Graduação Lato Sensu/Processos Seletivos/ Curso de Especialização em Energia Solar”, no endereço eletrônico http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/home.jsf, no período de 14/01/2025 a 06/02/2025.
Concluintes de cursos de graduação também poderão fazer matrícula provisória e terão o prazo de 60 dias, contados a partir da data de efetivação da matrícula provisória, para entregar documento de integralização curricular do curso de graduação e comprovante de entrega da versão final de Trabalho de Conclusão de Curso. Neste caso, o Diploma ou Certidão de colação de grau deverá ser entregue no máximo em 180 (cento e oitenta) dias.
O envio dos documentos exigidos no edital, será por meio de e-mail, no período de 14/01/2025 a 06/02/2025, até às 18h do último dia previsto para inscrição, em um único arquivo formato PDF, para o endereço eletrônico (energiasolar@ufpi.edu.br), com o título “Documentação da inscrição para o Curso de Especialização”.
A matrícula institucional será realizada de forma remota, mediante envio da documentação listada no edital, para o endereço eletrônico (energiasolar@ufpi.edu.br), com o título “Documentação para Matrícula no Curso de Especialização”, do dia 19/02/2025 a até às 18h do dia 28/02/2025.
Para mais detalhes, lista da documentação exigida e o cronograma completo, acesse a íntegra do Edital aqui: https://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/verProducao?idProducao=6337210&key=c8ee935e3f07b45c4507280ea38afade
Curso preencherá até 55 vagas, com previsão de início em março de 2025 e carga horária total de 495h
Comentar: