136 Acessos
Com edição da FADEX em parceria com a Edufpi, a pesquisa analisou o processo de escolha de representantes dos povos indígenas para compor o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de caderno iconográfico

Nesta quinta-feira (05), o Ministério dos Povos Indígenas recebeu duas publicações impressas feitas pela FADEX em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), os resultados da pesquisa “Caravana Participa, Parente!: Participação Social de Povos Indígenas no acompanhamento de Políticas Públicas”, e um caderno iconográfico com registros fotográficos complementares.

As obras foram apresentadas pela coordenadora do projeto, profa. Dra. Carmen Lúcia Lima, docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPI e pela profa. Dra. Flávia Barbosa, docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFPI e do curso superior em Tecnologia de Gestão de Dados do Centro de Educação Aberto e à Distância (CEAD).

A “Caravana Participa, Parente!: Participação Social de Povos Indígenas no acompanhamento de Políticas Públicas” é uma publicação que apresenta os resultados de uma pesquisa demandada, em 2023, pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) à UFPI. Atendendo ao pedido, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo de escolha de representantes dos povos indígenas para compor o CNPI e refletir sobre a participação social destes no acompanhamento de políticas públicas no contexto das Caravanas. 

A publicação complementar se trata do Caderno Iconográfico das Caravanas. Por meio deste material, foi apresentado um relato etnográfico visual das caravanas realizadas entre 15 de novembro de 2023 a 15 de abril de 2024, utilizando a narrativa fotográfica para documentação do projeto.

As Caravanas “Participa Parente!” são uma realização do MPI em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que contou com a participação de diversas organizações indígenas do Brasil. As caravanas constituíram espaço de diálogo do MPI com suas bases e asseguraram a escolha dos representantes indígenas para compor o CNPI, órgão recriado pelo presidente Lula em abril de 2023, fortalecendo a participação indígena na política indigenista brasileira.

A realização dessas assembleias e reuniões regionais de organizações indígenas foram um espaço de efetivação da interculturalidade por meio do diálogo e das relações interétnicas entre os povos, do respeito e intercâmbio de saberes, o que se evidenciou nos diálogos que a demonstraram a habilidade política dos povos indígenas e a capacidade de promover a interculturalidade.

Com edição da FADEX em parceria com a Edufpi, a pesquisa analisou o processo de escolha de representantes dos povos indígenas para compor o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de caderno iconográfico