A Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), por meio do Núcleo de Fomento a Negócios Inovadores e Tecnologia (FONIT), está atendendo empresas e pesquisadores que buscam desenvolver projetos inovadores para submissão ao edital TECNOVA 3, lançado no dia 10 de outubro de 2024 pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI).
A Fundação FADEX atua no apoio à elaboração dos projetos, orientação quanto à submissão e também no decorrer da execução, com mentorias e auxílio na prestação de contas, conforme o cronograma de desembolso, onde as empresas precisam apresentar informações, documentos e evidências de utilização dos recursos.
O edital Tecnova 3 visa apoiar, por meio de recursos financeiros, o desenvolvimento de bens, serviços e/ou processos inovadores de empresas piauienses, para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado. Também serão disponibilizados recursos adicionais para aceleração e internacionalização das empresas selecionadas.
“Os dados mostram que 75% dos negócios inovadores que prosperam no Brasil são construídos a partir de acordos entre empresas e universidades, contra 60% que não conseguem se manter no mercado após 3 anos, quando não são de soluções a partir de pesquisa científica. Por isso estamos buscando as empresas e indústrias para apresentarem suas demandas e dores, e articulamos com pesquisadores as soluções com base em pesquisa científica. A partir disso, construímos os projetos inovadores para buscar as captações de recursos, como estamos fazendo agora no edital Tecnova 3.”, afirma Anderson Soares, Relações Institucionais da Fundação FADEX, responsável pela articulação junto aos parceiros estratégicos.
Para o Tecnova 3, são elegíveis empresas piauienses de qualquer porte, individualmente ou em associação com outra(s) empresa(s) brasileira(s), que tenham seu objeto social atividade compatível com o desenvolvimento do projeto proposto.
Serão aprovados projetos de inovação de temas relacionados a Agropecuária; Energias renováveis, Meio Ambiente e Turismo Sustentável; Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs: Inovação em Saúde, Educação, Segurança e Finanças.
Para as propostas aprovadas serão destinados recursos no valor global de R$12.224.000,00 (doze milhões, duzentos e vinte e quatro mil reais). As inscrições estarão abertas até 30/11/2024 e deverão ser submetidas à FAPEPI pelo endereço https://sistema.fapepi.pi.gov.br/ com a documentação exigida.
As empresas interessadas em serem atendidas pela FADEX para contar com este apoio na elaboração e submissão dos projetos, devem preencher o formulário de interesse no seguinte link bit.ly/tecnovapiaui-fadex, e aguardar contato da equipe responsável pelo agendamento do atendimento.
"Muitas empresas ainda desconhecem a possibilidade de conseguirem recursos não-reembolsáveis, via incentivos governamentais. Outro ponto é que muitos empresários estão tão envolvidos no dia-a-dia da empresa que não conseguem dar andamento a projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos ou melhoria da sua produção, seja com equipamentos modernos ou desenvolvidos sob medida, seja com novos processos ou informatização e automação de um setor produtivo. A universidade com seus laboratórios altamente equipados e com seus pesquisadores em várias áreas e níveis de formação podem e devem apoiar o desenvolvimento dessas empresas", finaliza o professor Dr. Lívio Nunes.
Iniciativa da FADEX articula relações entre pesquisadores e empreendedores para desenvolvimento de produtos inovadores
Comentar: