428 Acessos
Plano Estadual de Turismo e Observatório de Inteligência Turística serão essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do setor turístico no Piauí

Nesta quinta-feira (22), a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) assinou contrato para executar a elaboração do Plano Estadual de Turismo e do Observatório de Inteligência Turística. 

Esses dois projetos, que serão desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a Secretaria do Turismo do Piauí (SETUR), visam desenvolver de maneira integrada e complementar o potencial turístico do Piauí.

Levando em conta a importância do planejamento para o turismo para mitigar os impactos negativos que um destino turístico irá sofrer, o planejamento turístico surge como uma ferramenta para tentar suplantar ou, ao menos, minimizar as fases negativas pelas quais um destino turístico está fadado a experimentar.

O Plano Estadual de Turismo do Piauí será o documento norteador do planejamento e desenvolvimento do turismo em base sistêmica. O plano tem como objetivos:

Levantar os principais instrumentos normativos e institucionais do turismo nacional sobre políticas públicas, identificar as potencialidades e vulnerabilidades do turismo estadual, mediante diagnóstico sobre a oferta turística, definir indicadores, metas e objetivos setoriais para o desenvolvimento do turismo estadual, com a participação dos setores público e privado e das entidades do terceiro setor e propor um documento para orientar as ações dos setores público e privado para o planejamento e desenvolvimento do turismo em base sistêmica.

O Plano Estadual de Turismo do estado do Piauí tem previsão de ser entregue em maio de 2025. De maneira complementar, o Observatório de Inteligência Turística do Piauí será uma plataforma de inteligência turística que irá captar, analisar, gerir e manter dados e informações disponíveis e atualizados do turismo no estado.

O observatório contará com metodologia própria de produção estatística para o setor turístico. Será capaz de monitorar a dinâmica do turismo no estado, a partir de dados e informações primárias, desenvolverá os canais de difusão do conhecimento gerado, com base nas pesquisas, aos agentes que operam nas regiões turísticas do estado e outros interessados e orientará os atores do turismo, local, intermunicipal e regionalmente.

Esses dois projetos têm um enorme potencial de transformação da dinâmica do turismo no Piauí. A partir de um planejamento do setor de forma integrada e participativa, ele pode minimizar impactos potencialmente negativos, maximizar retornos econômicos nos destinos e, dessa forma, estimular uma resposta mais positiva por parte da comunidade hospedeira em relação ao turismo no longo prazo.

Utilizando os dados a partir dos relatórios e boletins do Observatório, será possível consultar a dinâmica turística do estado do Piauí, por região, com base nos dados e informações captados, tratados e analisados, a fim de orientar a atuação no mercado, de maneira mais célere.

Uma vez concluídos, estes instrumentos poderão trazer mais segurança aos processos decisórios do setor privado e público, constituindo-se em fontes de informação sobre a dinâmica econômica e social do turismo piauiense, otimizando o uso do orçamento público e outras execuções que necessitem de dados e informações atualizadas, além de servir como fonte de referência para trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

A FADEX almeja que tais projetos sejam novos orientadores da política estadual de turismo, bem como conduzam o desenvolvimento de planos, programas e ações destinadas a consolidar o turismo no estado do Piauí em padrões de qualidade no setor público e privado para competir com outros destinos turísticos.

Com a assinatura do contrato, a FADEX se compromete com o apoio ao progresso e desenvolvimento do setor turístico, objetivando a ampliação do estado na participação no mercado turístico nacional, latino-americano e mundial.

Plano Estadual de Turismo e Observatório de Inteligência Turística serão essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do setor turístico no Piauí