A Fundação Cultural e de Fomento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (FADEX) está ampliando sua articulação junto a empresas, indústrias, startups e instituições de ensino superior para alavancar projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores das instituições que apoia.
Junto a pesquisadores do curso de Engenharia de Materiais da UFPI, a FADEX vem auxiliando a submissão de um projeto inovador que consiste no desenvolvimento de material cerâmico sustentável que ajuda na remoção de poluentes em sistemas aquosos. O projeto é coordenado pela profa. Dra. Valdivânia Albuquerque (UFPI).
Os resíduos, muitas vezes tóxicos e cancerígenos aos seres vivos, uma vez filtrados pela cerâmica, podem ser reutilizados como insumos na construção civil. Isso despertou interesse da empresa Localtos Construções.
A reunião entre pesquisadores e representantes da empresa ocorreu na manhã dessa última segunda-feira (12) na sede da FADEX e contou com orientação da Fundação para formalizar a captação de recursos necessários para viabilizar a produção e comercialização da cerâmica, que deve ser disponibilizada no mercado da construção civil.
A FADEX está orientando os participantes na escrita dos documentos e no preenchimento dos questionários para a avaliação da FINEP. Além disso, está acompanhando todo o projeto e orientando sobre a prestação de contas e eventuais ajustes no andamento das etapas, caso o projeto seja aprovado.
“A FADEX reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem a sociedade e segue à disposição das instituições e pesquisadores na captação de recursos, apoio e gestão de projetos”, afirma a gerente de projetos, Luciana Batista.
Participaram do encontro, a gerente de projetos da FADEX, Luciana Batista, o auxiliar de projetos Reinaldo Lima, o assessor de relações institucionais, Anderson Soares, os estudantes de Engenharia de Materiais da UFPI Francisco Eduardo, Emerson D’Lucas e Tobias Andrade, o engenheiro agrimensor e Civil Islam Ígor, o sócio-diretor da Empresa Localtos, Rogério Augusto e a Profa. Dra. Valdivânia Albuquerque, docente do curso de Engenharia de Materiais - UFPI.
Esse é mais um produto inovador que surge a partir de parceria do setor privado com a academia, intermediado pela FADEX
Comentar: