450 Acessos
Projeto inovador de exploração sustentável do buriti, fruto da parceria de empresa local e professores do IFPI e UFPI, é acelerado pela FADEX

A Fundação Cultural e de Fomento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (FADEX), promoveu hoje, terça-feira (23), uma reunião de alinhamento com os sócios da empresa de design de interiores Design Cinco, José Domingos e Clenilda Moreira e os pesquisadores e professores Felippe Fabrício de Engenharia de Materiais - IFPI e Renato Cosse, de Engenharia Mecânica - UFPI.

Durante a reunião, foi tratado um acordo de parceria para submissão de projeto relacionado a fabricação de produtos oriundos da exploração sustentável do buriti. O acordo visa captar recursos federais, por meio do edital Finep Propriedade Intelectual.

Este edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) objetiva apoiar a realização de testes de viabilidade de novos produtos comerciais, processos e serviços baseados em ativos de Propriedade Intelectual (PI), como patentes, desenvolvidos por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).

O projeto conjunto “Buriti GreenFoam”, com potencial de internacionalização, utiliza a bio-espuma do buriti, matéria-prima sustentável e reciclável, eliminando a necessidade de desmatamento.

“A Fadex atua na construção de relacionamento entre empresas, indústrias e pesquisadores interessados na concepção e comercialização de serviços e produtos inovadores a partir de pesquisas desenvolvidas nas instituições que apoiamos”, comenta a Gerente de Projetos, Luciana Batista.

A matéria-prima pode ser utilizada em diversos produtos inovadores, e tem possibilidade de serem inseridos no mercado a partir das competências dos proponentes e dos recursos para financiamento do projeto.

Para submeter proposta à Finep, as empresas interessadas devem observar o regulamento, processo esse facilitado pela FADEX, com intuito de unir os esforços dos pesquisadores das instituições citadas e da Pessoa Jurídica interessada na comercialização do produto, viabilizando o surgimento de um negócio inovador.

“É papel da FADEX estimular o empreendedorismo e a inovação, apoiando as iniciativas acadêmicas no sentido de construir serviços e produtos inovadores que melhorem a vida das pessoas. Este trabalho está sendo intensificado no sentido de aproximar cada vez mais o setor privado às iniciativas acadêmicas, onde a FADEX atua nas etapas de articulação e negociação dos acordos, além de orientar nos processos de transferência de tecnologia, projetos para captação de recursos e também de inserção no mercado”, pontua o assessor de Relações Institucionais, Anderson Soares.

Estiveram presentes na reunião a Gerente de Projetos da FADEX, Luciana Batista; o Assistente de Projetos, Reinaldo Lima; e o Assessor de Relações Institucionais, Anderson Soares.

Projeto inovador de exploração sustentável do buriti, fruto da parceria de empresa local e professores do IFPI e UFPI, é acelerado pela FADEX