Desenvolvido em 13 municípios piauienses, onde beneficia cerca de 1.300 produtores rurais, o Projeto AgroIFnordeste tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, possibilitando o acesso do pequeno produtor a novas tecnologias, assistência técnica qualificada e a integração de novos canais de comercialização, fortalecendo as organizações produtoras e promovendo mais oportunidades à juventude rural.
Desta forma, o AgroIFNordeste se apoia em três eixos principais: residência profissional agrícola, energias renováveis e economia de água na produção agropecuária e gestão, além da comercialização na agricultura familiar.
“O projeto é de fundamental importância socioeconômica, uma vez que é voltado para a agricultura familiar, colaborando com o melhoramento da produção, aumentando a qualidade de vida e renda das famílias”, explica o Gerente Instucional do AgroIFNordeste, Francelino Neiva.
No Piauí, a iniciativa é capitaneada pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), com apoio dos colégios técnicos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e escolas Família Agrícola do Piauí. Ao término dos trabalhos, previsto para dezembro de 2022, cerca 3.000 famílias deverão ser atendidas pelos 230 técnicos agrários.
O projeto também é ligado ao Programa Jovem Produtor, que estimula a a implantação de 500 novos negócios de alunos egressos da Área de Ciências Agrárias.
O AgroIFNordeste é financiado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o gerenciamento técnico é feito pelo IFPI e o gerenciamento financeiro pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).
Ao término dos trabalhos, cerca 3.000 famílias deverão ser atendidas pelos 230 técnicos agrários
Comentar: