1173 Acessos
O evento é organizado pela UFPI, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e demais entidades

Encerra nesta segunda-feira (2) o período para inscrições na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021. O evento, de caráter técnico e científico, tem por objetivo fomentar e o interesse pelo estudo das ciências naturais, bem como contribuir para a melhor qualidade da educação básica, promovendo inclusão social e aproximando de instituições de ensino superior às escolas de ensino médio e fundamental.

A competição é destinada a estudantes matriculados no Ensino Fundamental, do sexto ao nono ano, bem como alunos do Ensino Médio e da quarta série do Ensino Técnico, além de discentes da modalidade Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos anteriormente citados.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para qualquer estabelecimento de ensino, cabendo a estes informar o código do mesmo junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

A ONC é dividida em dois momentos: a 1ª fase transcorre de forma online, com provas efetuadas por meio de dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, tablets ou smartphones; a 2ª fase pode ocorrer de forma on-line ou presencial.

Cada estabelecimento de ensino poderá ter até oito colaboradores cadastrados no sistema, além do representante da escola, vagas que podem ser ocupadas por professores ou funcionários da unidade de ensino.

A premiação concederá medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com o desempenho dos estudantes. Todos os professores com alunos participantes farão jus a certificado de participação, emitidos diretamente no site, equivalente a 40h de atividade.

A cerimonia de premiação será nacional, podendo ocorrer de maneira híbrida, ou totalmente virtual, a depender do cenário da pandemia da covid-19.

A Olímpiada Nacional de Ciências 2021 é uma organização da Universidade Federal do Piauí, realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI); Associação Brasileira de Química (ABQ); Departamento de História da UNICAMP; Instituto Butantã (IB); Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

 

Confira o regulamento

O evento é organizado pela UFPI, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e demais entidades