A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) firmaram convênio para a realização de processo seletivo para bolsistas egressos de cursos técnicos em nível médio, que estejam aptos a realizarem Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, nas áreas de agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia e alimentos.
A iniciativa é decorrente do Projeto AgroIFNordeste, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem por objetivo fomentar atividades em três seguimentos da agricultura familiar: assistência técnica, comercialização e capacitação de técnicos e produtores.
Na UFPI, as inscrições seguem até o dia 18 de julho de 2021; no Instituto Federal do Piauí, o prazo para registro foi prorrogado para o dia 20 de julho do corrente ano. Ao todo, 110 vagas são ofertadas em todo o Piauí; 95 pelo IFPI e 15 através dos colégios técnicos da Universidade Federal.
A residência agrícola se configura como uma importante estratégia de inserção de jovens profissionais no mercado de trabalho, além de fomentar a produção agrícola de pequeno e médio porte.
“Para o técnico é importante porque funciona como uma capacitação, com aproximadamente 90% da carga horária prática. Serão 40 horas semanais, acompanhadas diretamente por professores e realizadas nas unidades onde existir agricultura familiar. Além disso, possibilita levar assistência e tecnologia para os produtores”, lembra o gerente institucional do Projeto AgroIFNordeste, professor Francelino Neiva.
Aos selecionados será ofertado um contrato de 12 meses de duração, com o recebimento de bolsa no valor de R$ 900,00.
O AgroIFNordeste tem como sede no Estado as 10 unidades do IFPI, bem como as três instalações da UFPI no estado. “A cidade de referência é onde está instalado o campus, mas a atuação pode se dá em cidades que componham o entorno do município sede”, explica Francelino Neiva.
A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) é responsável pelo o gerenciamento financeiro do projeto. A mediação da Fundação dá mais agilidade na execução dos serviços, além de garantir transparência nos processos de compra e pagamento.
“A Fundação tem uma legislação específica que consegue trazer mais agilidade durante todo o curso de desenvolvimento, passando pelo pagamento de bolsas e aquisição de produtos. Um projeto dessa envergadura seria inviável para ser executado via instituição”, pontua o gerente institucional do projeto.
Confira os editais nos endereços abaixo:
Instituto Federal do Piauí - IFPI
https://www.ifpi.edu.br/noticias/ifpi-prorroga-inscricoes-em-residencia-profissional-agricola
Universidade Federal do Piauí – UFPI
Interessados podem se inscrever até o dia 18 de julho de 2021. Ao todo, 15 vagas são ofertadas
Comentar: