1079 Acessos
Além do vínculo institucional junto à UFPI e ao IFPI, a Fadex desenvolve parcerias, mediante a celebração de convênios e contratos

Criada no ano de 2005, com a finalidade de apoiar projetos científicos e tecnológicos, a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) tem por missão viabilizar as iniciativas para captação de recursos e a gestão financeira de planos, programas e projetos, dando suporte ao desenvolvimento de iniciativas em ensino, pesquisa e extensão, garantindo maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas e assegurando a execução dos projetos.

Além do vínculo institucional junto à UFPI e ao IFPI, a Fadex desenvolve parcerias, mediante a celebração de convênios e contratos com pessoas físicas, instituições governamentais e não-governamentais que demandem o gerenciamento de recursos e a execução de projetos em áreas estratégicas, como assessoria e consultoria especializada, realização de processos seletivos, promoção de eventos culturais e técnicocientíficos. Para tanto, a Fundação é credenciada junto ao Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Uma equipe técnica de profissionais qualificados nas áreas de administração, contabilidade, economia, tecnologia da informação, direito, secretariado executivo e comunicação social acompanha os projetos e parcerias desenvolvidos, garantindo a excelência dos serviços ofertados. A Fadex adota como uma de suas prioridades a conscientização de parceiros e clientes quanto à necessidade de um planejamento bem delineado dos projetos.

Todo esse trabalho é pautado, sobretudo, em ética, transparência, inovação, excelência, proatividade e valorização das pessoas. Valores inegociáveis para a Fundação.

 

Seu Projeto na Fadex

Ao realizar a gestão de planos, a Fadex proporciona ao parceiro o suporte necessário para o êxito do projeto. Com planejamento prévio, os serviços serão executados de forma legal, eficiente e transparente. Além disso, são fornecidos modelos; auxílio na elaboração e revisão de projetos; identificação de fontes financiadoras; elaboração de planilhas orçamentárias e planos de trabalho das atividades; viabilidade de ideações; apoiamos na prospecção do público-alvo e realizamos acompanhamento contínuo na execução dos trabalhos.

Através da Gerência de Projetos e Relações Institucionais, a Fadex atua junto aos coordenadores de cada iniciativa a fim de auxiliar em cada etapa do planejamento e identificar possíveis linhas de financiamento.

A fundação oferece apoio na gestão de cursos de extensão, capacitação, aperfeiçoamento profissional e pós graduação. Também é ofertado à parceiros assessoramento na captação de corpo discente e divulgação de cursos. Taxas de matrícula e pagamento de mensalidades, além do pagamento de prestadores de serviço, locação de salas, auditórios, compra de material, dentre outros, são atividades assumidas pela Fadex junto a seus parceiros.

 

O que já fizemos

A Fadex trabalha em seis áreas de atuação:

. Pesquisa;

. Extensão;

. Desenvolvimento Institucional;

. Ensino;

. Prestação de Serviços;

. Pós-graduação

Desde sua fundação, mais de 800 contratos já foram executados pela a Fadex, por meio de contratos e convênios firmados.

Na área de Ensino, mais de 100 projetos já foram administrados pela Fundação. Destes, destaca-se o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O projeto da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) é outra iniciativa agenciada pela Universidade Federal do Piauí que contou com o apoio da Fadex na gestão dos recursos das cadeiras de graduação e, posteriormente, na pós-graduação.

 Quando o assunto é pesquisa, 80 iniciativas já passaram nas mãos da Fundação de Fomento. Aliado à Extensão, o setor é responsável por promover inovação, desenvolvimento tecnológico e científico, nas diversas áreas do conhecimento.

Mais de 300 projetos de extensão já foram tutelados pela Fadex, desde sua criação. Programas como o Ciclo de Estudos em Medicina Veterinária, com cursos de aperfeiçoamentos e estágios, além da prestação de serviços através do Hospital Veterinário Universitário (HVU), que oferece serviços laboratoriais, cirúrgicos e de atendimento hospitalar.

Em parceria com a Petrobras, a fundação amplia a infraestrutura analítica em Química, do Grupo de Geoquímica Orgânica da UFPI. O fruto dessa parceria é o Laboratório de Análise Geoquímica Orgânica da Universidade Federal do Piauí (Lago).

O maior desafio, porém, surge em meados de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus forçou as autoridades em saúde pública de todo o mundo a unirem forças em defesa da vida de toda a população.

No Piauí, através de uma parceria com o Governo do Estado, coube a Fadex a administração daquele que seria a principal referência no combate à covid-19 em todo o território piauiense, o Hospital de Campanha Estadual (HCE). Por quatro meses, a unidade ajudou a salvar a vida de 500 piauienses durante o pico da doença em 2020.

Ao longo dos quatro meses de atividade, o HCE alcançou seu objetivo com 98% de êxito no atendimento humanizado dos pacientes e colaboradores. O hospital de campanha conseguiu ir além do atendimento aos pacientes acometidos com a Covid-19, e foi também ambiente de pesquisas científicas que ficarão para as gerações futuras.

Além do vínculo institucional junto à UFPI e ao IFPI, a Fadex desenvolve parcerias, mediante a celebração de convênios e contratos