1329 Acessos
O Projeto Refusa atua em regiões semiáridas dos Estados da Bahia e Piauí

O projeto é executado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI e conta com a parceria da Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia - CDA/BA, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Piauí - SAF/PI, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Instituto de Terras do Piauí - INTERPI, Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação - FADEX dentre outras instituições, começou a realizar as suas primeiras ações em campo, as mesmas efetivam os resultados promissores da primeira etapa do projeto. Considerado como um apoio técnico-científico, ele visa o fortalecimento e consolidação das propriedades da agricultura familiar na região semiárida dos Estados da Bahia e Piauí, preferencialmente as oriundas de ações de crédito fundiário desenvolvidos pela Secretaria do Crédito Fundiário/MAPA.

Refusa é coordenado pelo professor Israel de Oliveira Costa: Engenheiro Agrimensor e professor do Instituto Federal do Piauí, desde 2010. Israel conta que está na coordenação regional do projeto Refusa desde janeiro de 2020 e que recentemente (maio) assumiu a coordenação geral, substituindo temporariamente o então coordenador Adriano D’Carlos Batista Oliveira. 

O mesmo está entrando na sua fase de execução, e conta com visitas a diversas regiões do estado para fazer os assentamentos." Tem sido desafiador, encaro o projeto com muito otimismo e acredito que fará história na regularização fundiária do Piauí, porque temos uma equipe forte e um suporte bom junto aos parceiros, engajados no projeto", comenta. 


Nessa fase de execução, o projeto está visitando diversas áreas no estado para fazer assentamentos.

Refusa é um projeto de apoio técnico-científico para fortalecimento e consolidação das propriedades da agricultura familiar na região semiárida dos Estados da Bahia e Piauí, preferencialmente as oriundas de ações de crédito fundiário desenvolvidos pela Secretaria do Crédito Fundiário/MAPA. 

 

O Projeto Refusa atua em regiões semiáridas dos Estados da Bahia e Piauí