1077 Acessos
para o projeto 5g Network.

O projeto 5G Network PI, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), recebeu, por meio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), equipamentos que possibilitarão a inclusão de alunos com deficiência visual e motora no projeto. Entre os equipamentos recebidos, estão 4 notebooks e 30 kits de acessibilidade - teclados em braile e acionadores.

O projeto 5G Network PI é financiado pela empresa Huawei, companhia líder global em soluções de TIC, e visa a capacitação e certificação de profissionais em tecnologia 5G. O Superintendente da FADEX, Samuel Nascimento, destaca que o "5G Network PI é o primeiro projeto no Piauí financiado com incentivos da Lei de Informática, abrindo um novo caminho para o avanço da pesquisa e inovação nas ICTs apoiadas. É mais um projeto gerenciado pela FADEX que contou com o empenho de nossa equipe de captação de recursos para inovação no nosso Estado".

O professor e diretor do núcleo de Tecnologia do IFPI,  Me. Eduilson Lívio Neves, afirmou que a aquisição dos equipamentos foi um importante e necessário passo rumo à inclusão tecnológica dos alunos do curso que possuem deficiência visual ou motora. O professor explica: "Esses acionadores ao serem conectados no mouse, eles substituem os botões de clique. Então aquelas pessoas que têm baixa coordenação motora ou que tenham dificuldade de utilização dos cliques do mouse podem fazê-lo através do acionamento.”.

O projeto conta com a coordenação do Prof. Dr. Marcus Linhares, outros cinco docentes e quatro alunos bolsistas. O trabalho desta equipe deverá capacitar 200 pessoas em tecnologia HCIA-5G da Huawei, parte destes também poderão realizar a prova de certificação. O objetivo é validar o conhecimento e entendimento sistemático e proficiência no conhecimento básico de redes 5G e aplicações em vários setores, além de facilitar o cultivo de talentos para transformação de negócios, transformação de aplicativos e design de soluções na era 5G                                                                                                                                       

Diversas empresas, como a chinesa Huawei, buscam Instituições de Ciência e Tecnologia ao redor do mundo para fomentar projetos que tenham como objetivo o desenvolvimento e a inovação tecnológica. A FADEX, enquanto fundação de apoio, atua no gerenciamento desses projetos intermediando a relação entre empresa fomentadora e instituições públicas que atendam às condições para receber o recurso e acredita que este é o primeiro projeto de muitos que serão apoiados por meio da Lei da Informática no Piauí.

 

 

 

para o projeto 5g Network.