1145 Acessos
A Especialização em Energia Solar da UFPI será a primeira no Norte e Nordeste do País

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) lançaram neste mês de março a Pós-Graduação, em nível de Especialização em Energia Solar. O curso, pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil, será coordenado pelo professor Marcos Lira, da UFPI e tem o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar nessa área, que ainda são escassos em nosso estado.

 

 

Os alunos formados na área irão atuar no mercado de trabalho com formação técnica especializada, que o possibilitará agir de forma crítica e tecnológica. Isso vai contribuir para a qualificação de recursos humanos, para atuar no segmento, econômico, principalmente no setor de energia solar fotovoltaica, mas também no segmento de energia solar térmica, isso dará um diferencial a esses profissionais, assim como afirma o professor Marcos Lira:

“Os cursos que a gente encontra no mercado hoje, que geralmente são cursos a nível de extensão, de 20 horas, 40 horas, tem uma carga horária muito grande de teoria e a parte prática que é o que as pessoas procuram praticamente não existe. Essa especialização nasceu da necessidade de termos profissionais qualificados. Temos grandes empresas hoje que estão vindo para cá, que estão trazendo Usinas Fotovoltaicas. Aqui nós temos as duas maiores da América Latina, uma na região de Ribeiro do Piauí e outra agora em São Gonçalo do Gurguéia, e muitas vezes eles têm que trazer o pessoal de fora, porque não tem gente preparada e capacitada aqui no estado.”

 

O Curso de Especialização em Energia Solar se destina preferencialmente aos seguintes profissionais: Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Civis, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Produção, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Materiais, Arquitetos e Urbanistas, Gestores Ambientais, Físicos e áreas afins.

O corpo docente será formado por uma equipe de 12 professores, 6 deles da UFPI, 2 professores do Instituto Federal do Piauí e 4 docentes de fora do Estado. O coordenador do curso frisou a importância de ampliar a possibilidade de inscrição nos cursos para outras áreas, e afirmou que a equipe de docentes escolhidas foi pensada especialmente para abranger todos esses profissionais.

“Entre nosso corpo docente estão a professora Clarissa, que vem do Rio Grande do Sul. Ela é especialista em Energia Solar aplicada na Arquitetura, ela é uma das que vem ministrar uma disciplina, Dr. Roberto Valer, um pesquisador peruano que atua a muito tempo na parte de qualidade de energia e na parte de segurança de sistemas fotovoltaicos, ele trabalha hoje em uma das maiores empresas do setor. O Diretor do CERNI – Centro Nacional de Energia Renováveis, professor Darlan, e todos os outros que são extremamente capacitados para formar essa equipe. Fomos atrás dos melhores profissionais, para trazerem sua experiencia e compartilhar com os discentes.”

As inscrições para a Especialização podem ser realizadas no SIGAA, até o dia 26/03/2021. Maiores informações pelo e-mail energiasolar@ufpi.edu.br ou telefones (86) 99994 1399 e (86) 99460 5618. Acesse o edital clicando aqui.

 

 

 

A Especialização em Energia Solar da UFPI será a primeira no Norte e Nordeste do País