1802 Acessos
O Prof. Dr. Samuel Nascimento, da Faculdade de Direito, é o novo superintendente da Fadex

A Fundação Cultural de Apoio e Fomento à Pesquisa Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) está sob nova gestão. Após quase quatro anos atuando como superintendente da Fadex, o Prof. Dr. Lívio Nunes deixa o cargo para abraçar novos desafios. Em seu lugar, assume o Prof. Dr. Samuel Nascimento, da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A solenidade de posse foi realizada nesta quarta-feira (13), no Salão Nobre da Reitoria da UFPI.

O Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, reitor da UFPI e presidente do Conselho Curador da Fadex, agradeceu os serviços prestados pelo Prof. Dr. Lívio Nunes e classificou sua gestão como revolucionária. “Nós tivemos uma transformação da Fadex. Convidei o Lívio para ser superintendente porque achava que a fundação precisava de alguém inquieto, inovador, que procurasse fazer uma verdadeira revolução e ele fez isso. Lívio transformou a Fadex numa instituição muito maior, que de fato apoia a pesquisa, o ensino e a extensão, não apenas da UFPI, mas também da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI)”, ressaltou o reitor.

Arimatéia Lopes também reforçou a importância da atuação do Conselho Curador e o apoio à nova gestão. “O professor Samuel tem uma boa formação. Eu o conheço como professor e como membro do conselho universitário, onde tem participado de forma muito decisiva nas avaliações, sempre se posicionando em defesa do que é legal, do que é correto, e com uma postura de conciliador”, destacou.

Após ser empossado, Samuel Nascimento revelou que uma das suas metas à frente da Fadex é fortalecer o relacionamento da instituição com os coordenadores de projetos. “A Fundação tem uma função importantíssima que é dar apoio aos projetos da UFPI. Pretendo trabalhar para que todos os coordenadores de projetos se sintam verdadeiramente apoiados pela Fadex. Assim como o professor Lívio, pretendo deixar boas contribuições, apoiar os docentes, buscar novos recursos para o financiamento de projetos”, frisou o novo gestor.

O Prof. Dr. Lívio Nunes, que deixa a superintendência da fundação para assumir um cargo na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), agradeceu a confiança do reitor e o empenho de todos os colaboradores da Fadex, que segundo ele foram sua fonte de motivação. “Sem eles eu não conseguiria fazer praticamente nada do que a gente fez lá dentro. Profissionais competentes, experientes, que estão a muito tempo na instituição. Foi esse quadro que me motivou a buscar melhorias”, pontuou o professor.

Conselho Curador

Ainda nesta quarta-feira, em ato que antecedeu a posse do superintendente, o magnífico reitor da UFPI conferiu posse aos membros titulares e suplentes do novo Conselho Curador da fundação. O conselho é responsável pelo acompanhamento das ações e avaliação da execução de projetos, analisa os relatórios, as propostas de ações para cada ano e os recursos utilizados pela Fundação.

O administrador Fábio Napoleão, vice-presidente do Conselho, enfatizou sua satisfação em fazer parte do grupo. “É uma satisfação colaborar com a Fadex, nas relações com a UFPI e principalmente na execução dos projetos, procurando dar agilidade e desburocratizar algumas operações, para que os projetos possam acontecer com maior eficiência possível e dando ênfase à transparência dessas relações para a sociedade”, pontuou Fábio Napoleão.

CONSELHO CURADOR

Confira o nome dos Membros do Conselho Curador da FADEX:

TITULARES

Jairo de Carvalho Guimarães (Docente);
Ivan Saraiva Silva (Docente); 
Waleska Ferreira de Albuquerque (Docente); 
Odailton Aragão Aguiar (Docente); 
Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira (Técnica Administrativa); 
Fábio Napoleão do Rego Paiva Dias (Técnico Administrativo).   

SUPLENTES

Antônio Sales Oliveira Coelho (Docente);
Livio César Cunha Nunes (Docente); 
Alexandre Rabelo Neto (Docente); 
Paulo Fernando de Carvalho Lopes (Docente); 
Airton Júnior Vieira Santos (Técnico Administrativo); 
Tito Lívio da Cunha Lopes (Técnico Administrativo).

Créditos das imagens: Coordenação de Comunicação Social (COORDCOM) 

O Prof. Dr. Samuel Nascimento, da Faculdade de Direito, é o novo superintendente da Fadex