938 Acessos
A página mantém a população informada sobre os dados da unidade de saúde e funciona como um portal da transparência

 

Para proporcionar o máximo de transparência à população piauiense, o Hospital de Campanha Estadual (HCE) disponibiliza um endereço online com dados atualizados acerca do número de pacientes e das atividades desenvolvidas pela unidade de saúde.

 

Com essa medida, o HCE se torna o único hospital de campanha do Brasil com uma página web própria. O endereço eletrônico é www.hcepiaui.org. As informações são atualizadas diariamente, sempre no final da tarde.

 

Outro ponto que diferencia o HCE dos demais hospitais de campanha  instalados no país é o fato de estar inserido em um projeto de pesquisa e ser administrado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) renomados mundialmente.

 

Nesse ponto, o site também terá papel fundamental, pois além de apresentar dados importantes quanto às internações e os serviços realizados, também apontará informações referentes às pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estes pesquisadores. Via de regra, o desenvolvimento dos estudos e os resultados serão publicados no site do hospital em caráter documental e servirão para futuras pesquisas a serem realizadas em todo o mundo.

 

“No contexto de uma pandemia, na construção de um Hospital de Campanha Estadual, enquadrado por um Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Informação (PDI), é fundamental a gente ter uma página na web para fazer a difusão e a disseminação do resultado dos projetos. O site favorece muito isso, em que a gente pode compartilhar notícias de pesquisas científicas, notícias relativas ao tratamento dos pacientes, notícias interativas em relação à própria sociedade e eventos que sejam considerados relevantes”, explicou Joel Rodrigues, coordenador geral do PDI da Universidade Federal do Piauí no HCE.

 

Segundo o diretor do hospital, Jefferson Campelo, as informações publicadas no site favorecem a aproximação entre a população e o hospital. “O site é um canal que a gente vai disponibilizar para que tenham informações sobre o que está acontecendo aqui dentro, que os cidadãos tenham toda a liberdade de olhar e ver o quanto seguro vai ser tratado o seu familiar aqui nessa unidade. Então, o site traz também, nesse momento de pandemia, a possibilidade de aproximar as pessoas”, afirmou.

 

Na plataforma, os cidadãos podem ter acesso às notícias, informações sobre o hospital e dados sobre os números diário e acumulado de internados, óbitos e altas. Além disso, o site disponibiliza vários gráficos referentes ao número de leitos ocupados, idade e sexo dos pacientes, localidade e histórico de internações e altas.

A página mantém a população informada sobre os dados da unidade de saúde e funciona como um portal da transparência