960 Acessos
Hospital de Campanha Estadual

O Acordo de parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a desenvolvimento das atividades do Hospital Estadual de Campanha instalado no Ginásio Verdão foi assinado na última sexta-feira (8). Com isso, a previsão é de que os primeiros pacientes já poderão ser recebidos na segunda quinzena do mês de maio.

O Acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, instrumento jurídico previsto no Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto nº 9.283/2018), estabelece que a SESAPI financiará o projeto apresentado por professores da UFPI, incluindo as práticas de gestão do hospital de campanha estadual.

A direção do hospital será indicada pela SESAPI, e terá como diretor geral o médico Jefferson Campelo. Por sua vez, as atividades de PDI serão coordenadas pelo professor doutor Joel Rodrigues, com a participação de pesquisadores de várias áreas da UFPI – Medicina, Direito, Administração, Farmácia, Engenharia Elétrica, Matemática e Ciências da Computação.

O trabalho conjunto das equipes permitirá o desenvolvimento e aplicação de processos inovadores na gestão do hospital de campanha, e proporcionará amplo material para produção de conhecimento e publicação de artigos científicos focados no contexto de crises pandêmicas. Além disso, todos os modelos, relatórios e estudos produzidos gerarão processos e serviços prontos para serem incorporados nas práticas do serviço público de saúde do estado do Piauí.

O governador do Piauí, Wellington Dias, em visita às instalações do Hospital de Campanha, ressaltou a importância da soma de esforços. “Essa parceria entre a SESAPI, a UFPI e a FADEX é importante. São parceiros experientes que vão fazer a gestão dessa unidade. Será a oportunidade de abrir condições de atendimento, de evitar o colapso no Piauí e, com isso, vencer o coronavírus. Estamos tendo a oportunidade de salvar vidas”, declarou o governador.

Apoio da FADEX

Essa parceria entre UFPI e SESAPI contará com a atuação da fundação de apoio da UFPI, Fundação de Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), que ficará responsável pela gestão administrativa e financeira do projeto.

Seleção de profissionais

Dentro das atribuições de Fundação de Apoio da FADEX está a seleção dos profissionais que atuarão nas áreas de saúde e o apoio ao desenvolvimento das atividades de administração do Hospital de Campanha no Verdão. O edital já está sendo finalizado e a seleção terá início assim que o primeiro repasse de recursos for concretizado. A FADEX estima que poderão ser contratados mais de 300 profissionais.

Além da seleção de profissionais, fica a cargo da FADEX também a aquisição de medicamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do projeto. Em resumo, a Fundação de Apoio realizará as atividades de suporte técnico-científico e administrativo no que diz respeito ao gerenciamento e execução do projeto, assessoria, consultoria e funcionamento das atividades da unidade médica de campanha

Estrutura hospitalar

O Hospital de Campanha do Verdão terá 103 leitos. Destes, 90 serão de observação e 13 de estabilização. O hospital não terá leitos de Terapia Intensiva (UTI) e não funcionará de portas abertas – será um hospital de retaguarda que receberá os pacientes com coronavírus encaminhados de outras unidades de saúde, por meio do sistema de regulação.

 

Hospital de Campanha Estadual

Comentar: