472 Acessos
.O evento representa a articulação dos diversos setores que fazem parte do sistema de saúde no estado

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) participou do primeiro evento no Piauí do Programa de aceleração para transformação da Saúde Digital do Estado.O evento representa a articulação dos diversos setores que fazem parte do sistema de saúde, em uma busca por reunir esforços para modernização e transformação digital do setor da saúde do Piauí.

Selecionada como uma das oito regiões mundiais para implantação do Programa de Aceleração do Empreendedorismo Regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, o MIT Reap, a ação se desenvolve no período de 2022 a 2024. A próxima fase será a elaboração e implementação dos planos, com discussão e implementação para criar sustentabilidade de governança do projeto.

O evento reuniu cinco grupos de trabalho representados por: governo (Governo do Estado – Investe Piauí e Sesapi e Prefeitura de Teresina – FMS); empreendedores setor da saúde; universidades (UFPI, UESPI, IFPI e faculdades privadas que têm curso de Medicina); investidores que querem trabalhar neste setor, capitaneados por um grupo empresarial do estado; corporações e empresas de saúde (dirigentes de hospitais).

A FADEX esteve presente, sendo representada por seu diretor executivo, Ribeiro Júnior, e participou das dinâmicas de diagnóstico e propostas de ações para efetivar o programa. Entre os professores da UFPI, estavam presentes os membros titulares do Conselho Curador da FADEX, Antônio Vinicius Oliveira Ferreira e Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira.

“A FADEX é um ator importante nesse processo e está pronta para apoiar as ações, e se envolver nessa busca por acelerar cada vez mais o desenvolvimento da saúde no Piauí e em todo o Nordeste”, afirmou Ribeiro Júnior durante o evento, quando a palavra das entidades participantes foi aberta.

Um dos objetivos da iniciativa é ampliar a capacidade do Piauí de competir a nível regional e nacional no setor de saúde, com inovação, ganhos de eficiência e uma cultura de cuidado centrado no paciente. Um alinhamento completo em tudo o que a FADEX acredita, promove, apoia e fomenta.

.O evento representa a articulação dos diversos setores que fazem parte do sistema de saúde no estado