734 Acessos
Segundo a equipe de trabalho, é possível conseguir entre 25% a 35% de redução na fatura de energia.

Equipes de trabalho da Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) e do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22) se reuniram para tratar do projeto de Eficiência Energética, que prevê medidas para redução de consumo, melhor aproveitamento da energia elétrica e maior economia na conta de luz no órgão.

Já está definida a equipe que irá realizar as medições de consumo da iluminação e do ar-condicionado nas salas do edifício-sede da Justiça do Trabalho piauiense. Após a medição e elaboração dos cálculos, será possível definir uma meta em porcentagem para economia do consumo de energia elétrica. Segundo a equipe de trabalho, é possível conseguir entre 25% a 35% de redução na fatura de energia.

“A atual administração do TRT 22 teve a ideia de elaborar uma parceria a fim de promover a economia de energia no edifício-sede e diminuir o impacto ambiental. Com o projeto de eficiência energética aliado à usina fotovoltaica esperamos conseguir uma redução significativa de consumo e, desta forma, receber a etiqueta nacional de eficiência energética para o prédio do Tribunal”, explicou Humberto Magalhães, diretor-geral do TRT 22.  

“Os cálculos vão indicar o quanto a gente pode economizar em iluminação e ar-condicionado, observando o bem-estar e o ambiente de trabalho dos funcionários”, disse Fábio Rocha, professor de Engenharia Elétrica da UFPI.  

O projeto já foi desenvolvido no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TREPI).

O coordenador do projeto é o professor da UFPI, Fábio Rocha, que tem Graduação em Engenharia Elétrica pela UFC, Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFC, Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFC e é autor de livros na área de Eficiência Energética e Sistemas Elétricos de Potência.

Segundo a equipe de trabalho, é possível conseguir entre 25% a 35% de redução na fatura de energia.