1302 Acessos
O curso tem como objetivo suprir a carência de profissionais especializados em energia solar no Piauí e também em outros estados do país

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o primeiro curso do Norte e Nordeste de Especialização em Energia Solar, com previsão de início das aulas para maio de 2021 e término em outubro de 2022. A especialização será administrada financeiramente pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).


Conforme o professor Marcos Lira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a especialização em energia solar busca suprir a lacuna existente quanto à formação de profissionais qualificados que possam atuar neste nicho do mercado destinado ao desenvolvimento da energia solar, não só no Piauí como em outros estados do País.


“O curso de especialização em energia solar busca suprir uma demanda regional, uma vez que será o primeiro curso do Norte e Nordeste do Brasil nessa modalidade. Existem mais de 80 empresas atuando no setor de energia solar somente no estado do Piauí e, boa parte destas empresas são gerenciadas por profissionais de áreas não relacionadas ao setor elétrico. Além do Piauí, a especialização em energia solar atenderá profissionais de estados vizinhos, sobretudo Maranhão e Ceará”, afirmou.
O curso irá se destinar preferencialmente aos seguintes profissionais: Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Civis, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Produção, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros de Materiais, Arquitetos e Urbanistas, Gestores Ambientais, Físicos e suas áreas.


“O objetivo geral do curso é proporcionar a formação de profissionais qualificados para aplicação e difusão do uso da Energia Solar, sendo respeitadas as exigências de preservação e a utilização do menor impacto ao meio ambiente”, explicou Marcos Lira.
Serão ofertadas 50 vagas para o curso de Especialização em Energia Solar, a qual terá a carga horária total de 495 horas. As aulas ocorrerão quinzenalmente às sextas-feiras de 18:00h às 22:00h e aos sábados de 08:00h às 12:00h e 13:00h às 18:00h. Os alunos irão fazer o investimento mensal de 500 reais. O edital será lançado na primeira quinzena de fevereiro e o processo de seleção será realizado em duas etapas: análise da documentação e análise do currículo dos candidatos.

O curso tem como objetivo suprir a carência de profissionais especializados em energia solar no Piauí e também em outros estados do país