1188 Acessos
O projeto de pesquisa envolve a FADEX, professores pesquisadores da UFPI e uma equipe técnica selecionada através de edital

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou contrato a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) para a realização do Projeto de Pesquisa "Diagnóstico Estrutural de Escolas da Rede Pública do Estado do Piauí", que irá elaborar propostas de projetos de reformas de mais de 400 escolas piauienses.

O secretário municipal de Educação do Piauí, Ellen Gera, junto com a sua equipe esteve visitando as instalações da FADEX, na quarta-feira (17), na oportunidade presenciou a apresentação técnica do projeto ministrada pelo superintendente da fundação o professor Dr. Samuel Nascimento e os alguns técnicos envolvidos no projeto.

“É um projeto de pesquisa e inovação na área de gestão pública, que vai realizar o diagnóstico estrutural da rede estadual e desenvolver um modelo célere de contratação de obras de reforma e manutenção a longo prazo dos prédios escolares, baseado no uso da metodologia Building Information Modeling- BIM”, afirmou Samuel Nascimento.

Na ocasião, o secretário firmou a parceria com a FADEX, que irá realizar o " Diagnóstico Estrutural de Escolas da Rede Pública do Estado do Piauí" em mais de 400 unidades escolar através de um projeto de pesquisa envolvendo professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a FADEX administrando e gerindo os recursos e uma equipe técnica.

“Esperamos com esse contrato oferecer para a sociedade um caminho de parceria do Estado com a universidade, para sempre encontrarmos soluções eficientes, que atendam de forma plena o interesse público com o melhor possível de técnica, planejamento e de ciência disponível”, disse o superintendente.

Conforme a Adriana Melo, diretora executiva da FADEX, a fundação de apoio reconhece a amplitude do projeto, tendo em vista o grande impacto social que o mesmo promoverá no estado, com todas essas unidades escolares com projetos de reforma elaborados, possibilitando um ambiente escolar melhor pra inúmeros estudantes da rede pública estadual de ensino.

“Uma equipe de inspetores prediais, contratados através de edital de seleção, realizarão visitas nessas unidades escolares mapeadas e identificadas pelo Estado, diagnosticando a situação predial atual de cada uma. De posse desses dados, serão elaborados projetos de reforma e repassados para SEDUC para fins de licitação”, explicou Adriana Melo.

O projeto de pesquisa envolve a FADEX, professores pesquisadores da UFPI e uma equipe técnica selecionada através de edital