893 Acessos
O projeto piloto foi implementado no Hospital de Campanha Estadual e atualmente se encontra nos hospitais de Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.

A Tele UTI Covid, do Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve projeto piloto no Hospital de Campanha Estadual (HCE) e atualmente se encontra em seis hospitais no Piauí. O mesmo faz parte do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí para o HCE.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Telessaúde do HU-UFPI e pesquisador do Projeto PDI, Prof. Dr. Victor Campelo, o console é um sistema com um tablet montado em um pedestal móvel que permite o acompanhamento remoto de um médico do projeto. Assim, os profissionais têm condições de discutir o caso e decidirem qual é a melhor conduta para cada caso.

“Após o encerramento do HCE, os consoles foram destinados ao Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Além disso, colocamos o projeto em mais cinco hospitais. Então, temos seis hospitais com o projeto, nas cidades de Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano”, disse o Prof. Dr. Victor Campelo.

Os consoles são uma doação do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) para dar suporte aos médicos que atuam nos leitos de terapia intensiva e estabilização no combate a Covid. Os pesquisadores também possuem o plano de que a telessaúde possa se estender a UTI geral.

“O projeto começou com o enfrentamento da Covid, dando o suporte aos leitos de terapia intensiva e estabilização dos hospitais que tiveram que receber e habilitar, muitas vezes de forma urgente, os leitos de apoio ao Covid. O projeto deve continuar, inclusive estamos no Ministério da Saúde com um projeto de aditivo ao projeto inicial para mantermos como Tele UTI Geral. A Secretária de Saúde fechou junto com o planejamento estratégico do Estado, que o apoio do Tele UTI vai ser o suporte principal das UTIs, na qual o Estado pretende manter habilitado como UTIs gerais após o enfrentamento da Covid”, explicou.

O Núcleo de Telessaúde do HU também irá realizar em 2021 um projeto de ensino e capacitação para os profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Estado, envolvendo os colaboradores do corpo clínico e administrativo.

O projeto piloto foi implementado no Hospital de Campanha Estadual e atualmente se encontra nos hospitais de Uruçuí, Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras e Floriano.