Os representantes da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e da HUAWEI Brasil, se reuniram para firmar uma parceria para a realização da primeira capacitação em 5G no Estado do Piauí. O curso será lançado ainda em 2020 e contará com 200 participantes, com direito a prova de certificação.
O superintendente da FADEX, Samuel Nascimento, relatou que a curso é um projeto financiado a partir da lei de informática. “A FADEX tem feito uma busca nacional de possíveis empresas que queiram investir em projetos a partir da lei da informática aqui no Piauí. A FADEX fez essas tratativas com HUAWEI, conseguiu modelar um projeto inicial que seria o primeiro curso de capacitação no Piauí para a certificação de profissionais em 5G”, afirmou.
A Fadex como fundação de apoio do IFPI, procurou a reitoria do IFPI para que fosse feita a tramitação interna necessária para firmar o acordo de parceria. “O IFPI fica responsável por realizar o curso de capacitação dentro da plataforma de formação da HUAWEI, usando o material da empresa financiadora e a tecnologia de ensino online deles e a FADEX vai fazer a gestão administrativa financeira do projeto”, completou o superintendente.
O projeto conta com a colaboração do professor Eduilson Carneiro, diretor de Tecnologia da informação do IFPI e coordenador do Comitê Gestor da Rede Poti.
200 pessoas poderão se inscrever no curso que será lançado em 2020.
Comentar: