924 Acessos
FADEX e Fundação Velho Monge firmam acordo para preservar a Bacia do Parnaíba

Acordo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) e a Fundação Velho Monge propiciará estudos para a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. O documento foi assinado na última terça-feira (4), na sede da FADEX.

Os estudos terão como foco encontrar soluções para os problemas que dizem respeito à bacia hidrográfica e buscar ferramentas para o desenvolvimento sustentável. Entre os projetos em pauta na parceria estão o que estuda a qualidade da água e o que trata da prevenção de novas pandemias. Um dos eixos principais a serem trabalhados é a questão sanitária.

"A Fundação Velho Monge atua há mais de 20 anos em defesa dos recursos hídricos e tem um portfólio de serviços ambientais que inclui governância, saneamento, sustentabilidade hídrica, capacitações e etc. Essa parceria com a FADEX é muito desejada, significa criar uma rede de ação para resgatar o Rio Parnaíba e seus afluentes, especialmente o Rio Poti, que vem sendo muito maltratado ao longo dos anos. Precisamos do apoio de todos", declara Marcelo Moraes, superintendente da Fundação Velho Monge.

Dentro do contexto do acordo, a FADEX reunirá pesquisas da UFPI e de outras instituições de ensino superior para o intercâmbio de experiências com a Fundação Velho Monge.

FADEX e Fundação Velho Monge firmam acordo para preservar a Bacia do Parnaíba